Carta aberta contra o aumento do preço da passagem


 Carta Aberta à população de Teresópolis.


O prefeito Vinícius Claussen, insensível à crise econômica pela qual ainda passamos e para honrar seus compromissos com os grandes empresários da cidade, mais uma vez deu as costas ao povo de Teresópolis e nos deu de presente de natal um reajuste de 50 centavos no preço das passagens do transporte público. Esta carta é para lembrar a todos da real condição do transporte na cidade e exigir além da revogação imediata do aumento anunciado, a melhoria do nosso sistema de transporte que só fez piorar nos últimos anos.

Sabemos que a empresa de ônibus não possui direito de concessão para o transporte público e que detalhes do contrato com a Prefeitura e as planilhas de custos da empresa nunca estão disponíveis para a população. Desde que a empresa Dedo de Deus demitiu seus cobradores, a situação de trabalho dos motoristas piorou e a oferta do serviço perdeu qualidade. Desde a tentativa malograda de criar um sistema de integração de ônibus na cidade (o chamado Integraterê), diversas linhas foram retiradas e muitos bairros ficaram desassistidos (em especial bairros do segundo e terceiro distrito) do serviço de transporte. Em consequência da diminuição das linhas, os ônibus estão frequentemente lotados e atrasados. Temos relatos e provas que em alguns itinerários há baldeação, sem autorização prévia do poder concedente, como a lei determina. Como conceder aumento sem o mínimo de atendimento de qualidade garantido? 

 O poder público não respeita o plano diretor do município ao não se responsabilizar por garantir um plano municipal de mobilidade urbana que atenda as necessidades coletivas de circulação. Vale ressaltar que, quando falamos em transporte público, estamos falando, também, do acesso aos direitos, por exemplo, das suas consequências no acesso das crianças e jovens à escola, dos idosos à saúde e da mobilidade das pessoas com deficiência. Necessitamos de um pronto restabelecimento das condições do transporte público em nosso município através da criação de uma empresa municipal de transporte público, bem como um fundo municipal de mobilidade urbana, com o objetivo de custeio para o transporte público, de maneira que progressivamente alcancemos à tarifa zero

Por essas e outras razões achamos inadmissível conceder um aumento de 50 centavos no valor do transporte quando sequer nossas exigências mais básicas não estão sendo atendidas. Exigimos mais linhas de ônibus, menos atrasos, cobertura total dos bairros da cidade, transparência nas relações com o poder público. Queremos ainda um plano municipal de mobilidade que privilegie o usuário do transporte que somos nós, cidadãos de Teresópolis.

Exigimos, portanto, a revogação imediata do aumento e a retomada da totalidade das linhas que foram retiradas de circulação. Além disso, que sejam realizadas audiências públicas e encontros por toda a cidade a fim de verificar as exigências dos cidadãos e para que o transporte público no município atenda a quem realmente precisa.


ASSINE O ABAIXO-ASSINADO CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM



Comentários