AMASC participa do 1º Encontro de Líderes Comunitários da Defesa Civil Municipal de Teresópolis

 
1º Encontro de Líderes Comunitários da Defesa Civil Municipal de Teresópolis
 
A Associação de Moradores e Amigos de Santa Cecília foi convidada para participar do evento “1º Encontro de Líderes Comunitários da Defesa Civil Municipal de Teresópolis” promovido pela secretaria de Defesa Civil no dia 27 de fevereiro de 2021.
 
 
Rodrigo, Augusto, Valdeci e Cláudia



 
 

 
Segue um resumo do que foi o encontro:
1. Criação de um departamento de Defesa Comunitária.
Irá funcionar como um centro de formação e capacitação de agentes comunitário.
2. Criação do Engenheiro Comunitário.
Esse agente será capacitado para prestar serviços de atendimento e assessoria para auxiliar nas reformas estruturais de casas interditadas para sua desinterdição. Será estabelecido critérios sociais para solicitação do auxílio e está previsto para meados de março deste ano.
3. Reabertura do projeto “ Proteger Teresópolis” em parceria com a Feso, que estava parado desde do início da pandemia do COVID19 e era realidade nos bairros: Vale da Revolta, Coreia, Quinta Lebrão, Fonte Santa e Jardim Meudon. Esse projeto tem como objetivo realizar um levantamento social, estrutural e georreferenciado fornecendo dados importantes para gestão do território.
4. Ampliação do programa de demolições das casas interditadas da Tragédia da Região Serrana de janeiro de 2011. Até o presente momento foram demolidas 200 casas em situação de risco.
5. Será criado um projeto para homenagear (condecorações) personalidades que estejam contribuindo para o desenvolvimento de atividades da Defesa Civil em Teresópolis.
6. A secretária de Defesa Civil pretende tornar mais frequente as reuniões e encontros com as associações de moradores.
7. Ao final do ano, o governo do Estado do Rio de Janeiro parou de pagar o contrato da empresa que administra o Sistema de som e alerta contra as chuvas fortes, porém em conversa com a prefeitura o contrato foi renovado até junho deste ano. Neste sentido, a prefeitura realizou uma licitação para ter seu próprio sistema de alerta sonoro para entrar em em funcionamento no segundo semestre.
8. Ressaltou a importância do sistema de alerta via SMS (4199) e dos problemas com algumas operadoras que desviam a chamada para outros municípios. A secretária vem trabalhando para superar essas dificuldades técnicas com as operadoras de telefonia.
9. A Secretaria de Defesa Civil pretende trocar de endereço e provavelmente sua sede migrará para o Centro Administrativo na Várzea.
Ao final as autoridades presentes apresentaram suas falas e destacaram a importância de se investir na Defesa Civil para que desastres possam ser evitados no futuro. O ponto negativo do encontro foi a ausência de espaço para perguntas a eventuais dúvidas das associações de moradores. 
 
 
Associação de Moradores e Amigos de Santa Cecília
Teresópolis, 27 de fevereiro de 2021.
 

Comentários