AMASC recebe a visita da pesquisadora e doutoranda Bárbara Helenni da UERJ

Foto: Rodrigo, Bárbara e Beique Gabriel


AMASC recebe a visita da pesquisadora e doutoranda da UERJ, Bárbara Helenni


Por Rodrigo da Silva

A Associação de Moradores e Amigos de Santa Cecília recebeu na última quarta-feira (04/08), a pesquisadora e doutoranda Bárbara Helenni da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Durante o encontro que envolveu amigos da associação e a direção da AMASC, outro doutorando esteve presente, Francisco Pontes (Chicão), prestigiando a iniciativa. Contamos também com a presença da Georgina, liderança comunitária do Rosário.

Num primeiro momento, realizamos uma breve apresentação a pesquisadora Bárbara sobre algumas ações que a associação vem trabalhando:

1. Coleta seletiva que vem reciclando uma tonelada de resíduos a cada operação. Mostrando que é possível realizar uma gestão comunitária e popular que trate sobre os resíduos produzidos pela comunidade.

2. A criação da horta comunitária. Que poderá ofertar alimentos sem agrotóxicos e sem custo para população local.

3. A proposta de criação do parque urbano em Santa Cecília. Esse parque poderá ser um grande atrativo turístico local e regional.

4. A criação do instituto cultural, esportivo, educacional e social “Crescer” que será administrado em conjunto com outras lideranças da comunidade.

5. Manejo e sinalização da trilha da Serra dos Cavalos e outros pontos de potencial turístico no bairro.

6. A organização de uma feira de artesanato na praça de Santa Cecília.

7. A instalação e manutenção de um comedouro e bebedouro para cães e gatos de rua.

Após conhecer um pouco as ações da associação, a pesquisadora apresentou sua proposta de pesquisa, que tratará sobre turismo de base comunitária. Ela pretende mapear os diversos pontos de potencial turístico na comunidade de Santa Cecília, realizando o que chamamos de cartografia social.

Uma de suas indagações surgiu da posição geográfica do bairro. Tão próxima as áreas nobres como Alto, Comary, 40 Casas e Soberbo e ao mesmo tempo, distante do padrão que esses bairros gozam.


Foto 2: Bárbara, Regina, Cláudia, Gigi e Juarez

Por fim, ficamos muito contentes com a presença da doutoranda Bárbara Helenni pelo seu interesse em pesquisar o bairro de Santa Cecília e confiantes que estamos no caminho para promover o desenvolvimento social e ambiental na comunidade de Santa Cecília.


Nelson Augusto, Francisco Pontes e Valdeci Nascimento


Associação de Moradores e Amigos de Santa Cecília

Comunitária e Popular


Teresópolis, 06 de agosto de 2021






Comentários